SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO

A+ A-
A+ A-

SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO

Sobre o Município

Educação de Jaicós vai desenvolver projetos com foco na melhoria da aprendizagem e avaliações externas

Educação - 01/03/2023

...

Com o intuito de contribuir com o aprendizado dos alunos e o avanço da Educação, o município de Jaicós vai desenvolver durante o ano letivo de 2023, diferentes projetos com os mais de 3 mil alunos que integram a Rede Pública Municipal de Educação.

Nesta terça-feira (28), três desses projetos foram apresentados aos profissionais da educação, durante a programação do segundo e último dia da Jornada Pedagógica, que este ano aborda o tema geral “Vivenciando Saberes”.

Reunidos nesta manhã no Centro de Convivência dos Idosos (CCI), os professores, diretores, coordenadores e toda a equipe escolar, estiveram no primeiro momento com o professor e produtor audiovisual, Grasiane Sá, que apresentou o projeto “Teatro de bonecos pedagógicos: disciplina, arte e aprendizagem”.

Grasiane falou um pouco sobre sua trajetória como educador e o uso do teatro de bonecos em sala de aula, e apresentou o boneco Tito e o teatro de mamulengos, que atraíram a atenção e arrancaram risadas do público presente.

“O Tito é isso, ele inicia com brincadeiras, mas ele prende a atenção e a mensagem é entregue. Com o público, independente de ser criança ou adulto, ele gera toda essa interação e interesse. Na educação, na sala de aula, às vezes a gente precisa de algo diferente. A tela multimídia hoje às vezes não é mais suficiente, porque se tormou algo comum, e o teatro de bonecos pode ser usado para entregar uma mensagem desde as séries iniciais ao fundamental, aou até Ensino Médio. E é fácil de fazer e algo que surpreende” falou Grasiane.

Através do projeto, ainda serão realizadas oficinas com os professores para a confecção dos bonecos, e também uma intervenção nas escolas, onde Grasiane, através do teatro de bonecos, trabalhará a temática da prevenção ao uso de drogas.

Logo após, o professor especialista em avaliações externas, Frâncio Charlidon, fez a apresentação do Projeto SAEB 2023 e de um Projeto de Intervenção, que será desenvolvido com os alunos do Ensino Fundamental (1º ao 9º ano).

O intuito, segundo ele, é possibilitar melhorias na aprendizagem e também, nos resultados em avaliações. “É uma satisfação poder retornar ao município de Jaicós. Agradecer ao prefeito Neném de Edite por confiar no nosso trabalho. O projeto esse ano veio com uma nova roupagem para o município de Jaicós. Além das avaliações externas, nós vamos voltar também para o projeto de intervenção pedagógica, com o objetivo de identificarmos os alunos, em qual nível eles estão, e a partir desses níveis vamos organizar junto com a equipe o material pedagógico, para dar suporte aos professores, com o intuito de avançar no aprendizado e nas avaliações externas. Vamos alinhar o currículo e toda a rede vai falar a mesma língua. Tudo feito com a parceira entre a Franci Consultoria com os professores da rede, de mãos dadas, para que tenhamos êxito” disse ele.

Nesta tarde, acontecem as Oficinas de Metodologias Ativas, ministradas por Frâncio Charlidon, Keila Virgínia e Jafé Vera.

“Vamos conhecer as matrizes de referência da SAEB, que mudaram e precisamos alinhar elas com o currículo do Piauí, para que o professor possa identificar quais são as habilidades a serem trabalhadas, priorizadas, no momento em que o aluno está, e partir daí nós propormos intervenções. Essas intervenções precisam ser precisas porque sabemos que o ano passa rápido, e a questão da defasagem causada pela pandemia ainda continua muito grande, então, nossa intenção é fechar essas lacunas e alinhar o trabalho para que possamos chegar aos nossos objetivos em aprendizado e resultados” explicou Frâncio.

Ano letivo de 2023

A Jornada Pedagógica que se encerra hoje, marcou o início do novo ano letivo na Rede Municipal. Agora, os professores partem para o início das atividades em sala de aula. Conforme o cronograma, na sexta, 3 de março, deve ser realizado o acolhimento aos alunos, e na semana seguinte, terão início as aulas normais.

 

 

ASCOM