SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO

A+ A-
A+ A-

SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO

Sobre o Município

PSF V E NASF Promovem Palestras E Atividades Em Alusão Ao Outubro Rosa Na Policlínica Amélia Crisanto

Saúde - 31/12/1969

...

A programação do Outubro Rosa da Unidade Básica de Saúde V foi marcada nesta segunda-feira (09), por ações junto ao Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) que foram realizadas na Policlínica Amélia Crisanto.

Durante o evento foram realizadas palestras para as mulheres com temas voltados para a prevenção do câncer de mama, através dos profissionais do NASF. A fisioterapeuta Elimária Crisanto ministrou a palestra com o tema: “Atuação da fisioterapia no tratamento do câncer de mama”.

A nutricionista Eduarda Barbosa falou sobre: “Alimentação para a prevenção do câncer”, onde foram realizadas também várias atividades, entre elas a capoterapia e o dia de beleza.

A enfermeira Rakel Monteiro disse o objetivo da ação é chamar atenção sobre a importância de se cuidar: “O público é grande e formado basicamente por mulheres que trabalham o dia inteiro e não têm tempo de frequentar a unidade básica de saúde. Por isso, resolvemos sair da UBS e trazer a saúde até elas”, afirmou. “Estamos aproveitando a oportunidade para falar de questões além do câncer de mama, como o câncer de colo de útero, saúde bucal e planejamento familiar”, disse.

O câncer de mama representa o principal tipo de câncer no sexo feminino, com um risco estimado de 56,2 casos a cada 100 mil mulheres. Seus sintomas são nódulos nos seios, secreção de sangue pelos mamilos e alterações no formato ou textura do mamilo ou do seio. Se diagnosticado em sua fase inicial geralmente representa de 95% a 98% de índice de cura.

Para se prevenir é necessário realizar medidas de autocuidado: autoexame da mama mensalmente e, a partir dos 40 anos de idade, o exame de mamografia regularmente. Mudança de hábitos, como alimentação saudável, prática de atividade física, fim do vício do cigarro, também são pequenas ações que podem contribuir para evitar a doença.

Participaram da programação a secretária municipal de Saúde, Omaciana Franco, psicóloga Filomena Freitas, a equipe do PSF V, formada pela enfermeira Rakel Monteiro, Dr. José Augusto, dentista Cristiano Crisanto, técnicas de enfermagem, Késia e Andrea Alcântara, técnico bucal, Marciel e os Agentes Comunitários de Saúde, Antônia Ribeiro, Jucélia nascimento, Alba, Leilane e Lígia e a equipe do NASF, coordenada por Malvina Freitas e os profissionais: Marianna Santana (assistente social), Rafaely Dantas (fonoaudióloga), Eduarda Barbosa (nutricionista),  Elimária (fisioterapeuta) e Patrícia Silva (fisioterapeuta).

ascom