SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO

A+ A-
A+ A-

SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO

Sobre o Município

Parceria Entre Cáritas E Prefeitura De Jaicós Vai Construir Cisternas Em Escolas Da Zona Rural Do Município

Educação - 31/12/1969

...

Uma parceria entre a Cáritas Brasileira Regional Piauí, numa ação da ASA (Articulação Semiárido Brasileiro) e a Prefeitura de Jaicós, através do projeto “Cisternas nas Escolas”, vai construir oito (8) cisternas de captação e armazenamento de água da chuva e de carros pipa para produção de alimentos com capacidade para armazenar até 52 mil litros, cada uma.

As escolas municipais onde serão construídas as cisternas ficam localizadas na zona rural do município de Jaicós, sendo: Baliza, Santa I, Santana II, Angical dos Magros, Tanque dos Batistas, Capim, Gameleira e Barreiro.

O projeto “Cisternas nas Escolas” foi apresentado na manhã desta terça-feira (10), pelos representantes da Cáritas Brasileira Regional Piauí, Raimundo do Vale (coordenador técnico) e Eliseu (animador de campo), em uma reunião na Secretaria Municipal de Educação de Jaicós, que contou com a presença da secretária de Educação do município, Sônia Ribeiro, vereadora Sirlene Lopes, coordenadoras e coordenadoras da própria Educação e conselheiras tutelares.

Raimundo do Vale falou sobre o objetivo “Levar água para as escolas rurais do Semiárido, utilizando a cisterna de 52 mil litros como tecnologia social para armazenamento da água de chuva ou de carro pipa”,  e continuou:

“A ação desenvolvida, começa pela mobilização da sociedade civil, comunidade escolar e  poder público municipal para que todos se envolvam numa proposta que vai além de proporcionar à escola uma forma de armazenamento de água.”

O maior legado do projeto é envolver todos esses atores – diretores, professores, alunos, pais, funcionários da escola, prefeitura e secretarias municipais – em torno de uma proposta que vai discutir o direito à água de qualidade e o uso sustentável desse bem”, explicou.

Além da construção da cisterna, o projeto tem um caráter pedagógico e de participação comunitária. Na execução estão previstas oficinas e reuniões com diferentes públicos e os objetivos destes momentos vão desde o planejamento, monitoramento e avaliação do projeto, até capacitações para pedreiros – que irão construir as cisternas – e educação contextualizada.

Cada escola vai receber além da cisterna com capacidade para armazenar 52 mil litros, mais um caixa de água de 1.000 litros, dois filtros e uma bomba.

Já na próxima semana, como informou Raimundo do Vale, coordenador técnico do projeto, serão iniciadas as escavações dos buracos nas escolas onde serão construídas as cisternas.

Após a apresentação do projeto a secretária municipal de Educação, Sônia Ribeiro, falou dessa nova aquisição para as escolas da zona rural de Jaicós:

“A chegada da água na escola, através desse projeto tem um significado especial porque possibilita o pleno funcionamento deste espaço de aprendizado e convivência mesmo nos períodos mais secos.Como parte do projeto também, há uma etapa de formação de representantes de cada escola e até com as comunidades locais para que efetivamente os benefícios do projeto atenda seu objetivo. Nós, Secretaria de Educação e Prefeitura de Jaicós, só temos a agradecer a Cáritas”.

ascom